CBF quer diminuir datas do Paulistão. Noroeste recebeu cota de R$ 8 milhões
Noroeste 1 x 1 Palmeiras em 18 de janeiro. Recorde de renda no Estádio “Alfredo de Castilho”. (Bruno Freitas/ECN/Arquivo)
A intenção da nova gestão da CBF - Confederação Brasileira de Futebol de cortar o número de datas dos Campeonatos Estaduais ampliou o desgaste entre a entidade e a FPF - Federação Paulista de Futebol.
Após ser eleito presidente da CBF, Samir Xaud anunciou plano de que os torneios tenham, no máximo, 11 datas a partir de 2026 contra as 16 atuais.
Recado
O
corte de cerca de 30% das datas é visto
O Campeonato Paulista, Paulistão, é considerado rentável pela FPF e pelos clubes, até por isso, tem utilizado todas as datas disponibilizadas pela CBF.
Neste ano, a FPF brigou para que a CBF e a Conmebol adequassem rodadas do Brasileiro, da Libertadores e da Sul-Americana para que Corinthians e Palmeiras tivessem os jogadores que tinham sido convocados durante Data Fifa na segunda partida da final do Paulistão, vencido pelo Corinthians.
Cotas
Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo recebem R$ 44 milhões de reais de cota por participação na competição. Como comparação, é preciso chegar à final da Copa do Brasil, competição conhecida pela alta premiação, para igualar esse valor.
Para os outros 12 clubes a FPF paga cotas entre R$ 8 milhões a R$ 13 milhões de reais.
Em 2025, o Paulistão bateu recorde de público: média de 12.398 pagantes por partida, 46% a mais do que o Carioca.
Noroeste
O clube de Bauru recebeu da FPF cota de R$ 8 milhões de reais. Nos seis jogos disputados no Estádio “Alfredo de Castilho” contou com 42.215 pagantes, média de 7.035 por jogo.
O clube arrecadou bruto R$ 2 milhões 692 mil 700 reais, média de R$ 448 mil 783 reais. Renda líquida nos seis jogos de R$ 1 milhão 827 mil 554 reais.
No empate em um gol contra o Palmeiras em 18 de janeiro, recorde de renda: R$ 1 milhão 693 mil 620 reais, e público de 12 mil 064 pagantes. O recorde de público 23.640 pagantes em 15 de setembro de 1974 no jogo Noroeste 1 x 2 Palmeiras.
Arrecadação
A média de arrecadação por jogo foi de quase R$ 845 mil reais, contra R$ 563 mil reais do Estadual do Rio de Janeiro. Campeão, o Corinthians arrecadou R$ 25 milhões de reais com a venda de ingressos no campeonato.
Neste ano, por exemplo, em razão da pausa que será feita durante a Copa do Mundo de Clubes, os Estaduais começaram mais cedo do que o normal, enquanto o Brasileirão está previsto para terminar em 21 de dezembro.
Assim, Xaud defende a diminuição de datas nos Campeonatos Estaduais já em 2026, quando novamente o futebol nacional será paralisado entre junho e julho para a disputa da Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá.
Redação
Futebol Bauru
04/06/2025
Veja Também
-
Noroeste arranca empate no Rio e decidirá classificação em Bauru
Na fase de grupos o Noroeste alcançou à vice-liderança com 15 pontos, avançando no campeonato. (Assessoria de Comunicação ECN/Arquivo)
-
Se eliminar time carioca, Noroeste garante vaga em 2027 e pegará gaúcho ou catarinense
Na fase de grupos Noroeste teve menos de 5 mil 300 pagantes nos jogos em Bauru. (Assessoria de Comunicação ECN/Arquivo)
-
Noroeste vence, garante a vice-liderança e pegará time carioca na 2ª fase da Série D
Nos acréscimos o Noroesdte derrotou o Sampaio Corrêa (RJ) e garantiu a vice-liderança no Grupo.
-
Noroeste se transformou: da penúltima colocação à vice-liderança
Noroeste largou na frente, mas nos acréscimos, cedeu empate ao XV em Piracicaba. (Assessoria de Comunicação ECN 30/05/2026)

