Noroeste entre os 117 clubes que se tornaram SAFs. São Paulo tem 29
SAFs - Sociedades Anônimas do Futebol estão tomando conta do futebol brasileiro. Tanto que, em 2025, o esporte mais visto no país ultrapassou a marca de 100 clubes neste modelo de gestão.
Ao todo, são 117 clubes como SAF no Brasil, em 21 dos 27 Estados, incluindo o Distrito Federal. Apenas os Estados do Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins não registraram clubes nesses moldes.
Noroeste
O EC Noroeste, de Bauru, é uma das SAFs de São Paulo, o Estado que mais registrou SAFs, com 29, seguido por Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.
O Botafogo, do Rio de Janeiro, campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, é considerado caso de maior sucesso nesse modelo de gestão. Outros gigantes como Cruzeiro, Atlético Mineiro e Vasco da Gama também aderiram ao modelo.
CNPJ ativo
A pesquisa foi realizada por Rodrigo Monteiro de Castro, advogado, professor de Direito na IBMEC-SP e coautor da "Lei da SAF", e divulgada pelo portal Migalhas.
O documento considerou apenas clubes com CNPJ ativo até o dia 22 de julho deste ano, dentro dos critérios da Lei 14.193/21, além da necessidade da SAF constar na razão social da empresa.
Além do EC Noroeste que em 1º de setembro próximo completará 115 anos de fundação, se tornaram SAFs os seguintes clubes:
América,
São José do Rio Preto
Araçatuba
Atlético
Paulista, São Paulo
Bom
Jesus dos Perdões, região de Atibaia
Capivariano
Catanduva
EC
São Bernardo
Ferroviária
Guaratinguetá
Juventude,
Boituva
Lemense
Meia
Noite, Patrocínio Paulista
Noroeste
Novorizontino
Pinda,
Pindamonhangaba
Portuguesa
Desportos
Prata
da Casa, São Paulo
Primavera,
Indaiatuba
Referência,
São Paulo
São
Bernardo
São
José, São José dos Campos
Sfera,
Jarinu (SP)
Tanabi
Terceiro
Milênio, São Paulo
Ultra,
São Paulo
União
Suzano
Valinhos
Huper
Vital
Academia, Ibiúna (SP)
XV de Piracicaba
Redação
Futebol Bauru
05/08/2025
Veja Também
-
Noroeste arranca empate no Rio e decidirá classificação em Bauru
Na fase de grupos o Noroeste alcançou à vice-liderança com 15 pontos, avançando no campeonato. (Assessoria de Comunicação ECN/Arquivo)
-
Se eliminar time carioca, Noroeste garante vaga em 2027 e pegará gaúcho ou catarinense
Na fase de grupos Noroeste teve menos de 5 mil 300 pagantes nos jogos em Bauru. (Assessoria de Comunicação ECN/Arquivo)
-
Noroeste vence, garante a vice-liderança e pegará time carioca na 2ª fase da Série D
Nos acréscimos o Noroesdte derrotou o Sampaio Corrêa (RJ) e garantiu a vice-liderança no Grupo.
-
Noroeste se transformou: da penúltima colocação à vice-liderança
Noroeste largou na frente, mas nos acréscimos, cedeu empate ao XV em Piracicaba. (Assessoria de Comunicação ECN 30/05/2026)

